segunda-feira, 27 de julho de 2009

Laços familiares... familiares?


Eu vivo uma triste realidade: moro com minha cunhada.

Quando a conheci, era a pessoa mais gentil e educada do mundo. Prestativa. Atenciosa. Meiga. Uma amiga em potencial. Começou a frequentar em algumas ocasioes o meu antigo apartamento, saíamos de vez em quando. E o destino me pregou uma peça. Eu precisava sair do meu apto - meu namorado já morava comigo - e minha cunhada teve sérios problemas de relacionamento no apto que ela morava. Não sei quem teve a grande idéia de morarmos todos juntos.

Nos primeiros 3 ou 4 meses mais ou menos foi tudo bem, até que algumas pequenas atitudes começaram a me incomodar. De repente, de uma pessoa amável, surgiu uma hostil e individualista. Deixei pra lá, pensei que fosse algo no trabalho ou uma TPM daquelas... mesmo simpatizando com a figura, sempre me disseram que ela não é uma pessoa fácil.

O tempo foi passando e a situação insustentável. Um dia conversei com o namorado dela, um fofo. Disse que estava preocupada, que não sabia o que estava acontecendo, o que a incomodava tanto para ter tanta agressividade. Disse que queria conversar com ela... ele me disse que não era uma boa idéia pois ela poderia não levar na boa uma conversa assim. Me senti de mãos atadas e tendo que suportar mil grosserias cotidianamente.

Meu namorido finge que nada acontece. Entendo que é uma posição confortável para ele, que não quer se indispor com ninguém.

Porém, desde que fiquei grávida essa postura está me incomodando demais. Além de covarde, as agressões (simbólicas) da fulana estão cada vez mais visíveis. Coisas bobas que somadas me deixam triste e nervosa. Eu não queria passar essas emoções para o bebê, mas me sinto de mãos atadas. Sei que é uma fase que está para acabar, estamos procurando um apto para morarmos somente eu, meu namorido e o baby... mas parece que cada dia que passa as coisas pioram e eu não estou conseguindo mais fingir que não é comigo.


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Expectativas mil....


Talvez o fato de nunca ter pensado na possibilidade de ser mãe está fazendo com que essa experiência seja a coisa mais fantástica da minha vida. Nunca, até descobrir que estava grávida, quis ter filhos. Amo crianças, adoro... mas pensava que esta era uma experiência que eu teria apenas como "tia".
Me pego imaginando como ele/ela será... planejando o quartinho, lembrancinhas da maternidade. Como educar, como viver.
Agora, o que está difícil mesmo é definir por um nome. Todos que eu gosto meu namorido não curte muito e vice versa...
Nomes que eu gosto para menina:
Pietra
Helena
Joana
Nomes que eu gosto para menino:
Lucca
Otávio
Théo
Arthur
E vcs, quais nomes gostam????

terça-feira, 21 de julho de 2009

Adorei as visitinhas que tenho recebido aqui.. as mensagens então foram bem motivadoras...

Estou mais disposta, ainda bem. Trabalhei pra caramba ontem e hoje.. e não poderia ser diferente... semana que vem tenho que entregar um projeto e para piorar, lembrei que na terça preciso ir ao RJ para apresentar um trabalho em um congresso... quando lembrei deu uma preguicinha - para variar..rs - mas lohgo em seguida animei com a possibildiade de ver gente diferente, espairecer um pouco.

Trabalhar em casa tem inúmeras vantagens. Agora então nem se fala... vou poder ficar pertinho do meu bebe todos os dias.

E claro, desvantagens. A primeira delas é que todo mundo pensa que eu to em casa disponível para tudo. Se eu estou em casa, eu que devo comprar coisas, resolver as pendências, deixar tudo arrumadinho, levar o povo no médico, etc, etc, etc... costumo falar para o meu namorido quando ele chega em casa do trabalho que é para ele imaginar que eu cheguei junto com ele... senão é estress na certa!

Outro ponto chato é que se torna um trabalho mais solitário... tenho saudades de trablahar fora, conviver com mais pessoas.. sim, me sinto sozinha o dia inteiro aqui... sinto falta de pessoas... Mas como disse, tudo tem seu lado bom: não preciso conviver com pessoas chatas também né..rs

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saudades daqui!

Fiquei alguns dias sem escrever aqui... passei uma semana muito enjoada, qualquer coisinha já arrepiava toda. Apesar do mal estar, acho graça em tudo isso, me faz sentir "mais grávida"...rs.. pode rir, sei que é doideira da cabeça, mas é assim que sinto...

Depois de ter sonhado com um menininho lindooooooo, sonhei com uma menininha lindaaaaaaaa... será que é gêmeos???? Espero ansiosa pelo primeiro ultrassom..

E hoje pela manhã, tomando café, estava assistindo Ana maria Braga... vi um casal homossexual feminino que gerou um casal de gêmeos... achei linda a história, achei lindos os bebês e chorei emocionada... meu namorado olhou pra mim e perguntou se tinha acontecido algo: a emoção está a flor da pele.

Ainda com dificuldades com a comida... e falta de ânimo para fazer as minhas atividades fora de casa.. para quem ainda não sabe, tenho um home office... mas falou em sair de casa, arrepio da cabeça ao pé... é ruim, pois preciso fazer as 45 aulas de direação da auto escola - é incrivel, mas somente agora estou tirando carteira, antes nao sentia necessidade de dirigir.. sempre me virei com taxi, etc - e não consigo ir até lá....

Semana acabando, semana chegando.. espero mais disposição!

terça-feira, 7 de julho de 2009

2ª Consulta

Ontem fui á médica.. analisou todos os exames e disse que realmente estou anêmica e com uma infecção urinária...


Com relação à anemia, ainda está no começo e nem precisa de remédio. Fiquei aliviada demais... Sugestão dela: comer muito caldo de feijão e carne (coisa que não gosto muito, mas vou comer sim!). E uma novidade... sabiam que grávida não pode comer comida japonesa??? FATO... por precaução, pois não tenho reagente à toxoplasmose... preciso evitar também ambientes com gatos e papagaios... fico pensando no interior. Passo vários finais de semana por lá e os lugares que mais frequento tem gatos... chato isso né.. mas espero que minha avó e minha tia entendam.


Já com relação à infecção, antibiótico... ai que medo de que faça mal para o bebê...

No mais, estou um pouco baixo astral.. sem ânimo para escrever... é o sono!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Hoje entro na minha 5ª semana.. claro, estimativa...

olha o que o Guia do Bebê enviou... (para quem ainda não cadastrou, vale muito a pena!)

2º mês lunar - 5ª semana

O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm.

O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.

Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer. FATO

Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.

Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada). TIVE MEU PRIMEIRO ENJOO ONTEM ANDANDO DE CARRO COM MEU NAMORIDO E HOJE PASSEI O DIA "MAREADA"....

Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.

Atenção ao seu tipo sanguíneoÉ bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.
Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.

Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Viagem


Hoje vou para o interior... aniversário do meu irmão no sábado, festa, música e bebeidas (sem álcool agora né)... to um pouco ansiosa para chegar segunda-feira, pois meus exames ficaram prontos e tudo indica que estou anêmica... procurei algumas coisas na internet e não gostei do que li.

Sempre tive problema com a minha alimentação. Além de ter uma dificuldade enorme para almoçar... o qu eme deixa horas sem comer e uma fome absurda no começo da noite, minha alimentação não é nada saudável.

Há uma semana, desde que fiquei sabendo da gravidez, venho tentando mudar isso... mas não é fácil... pelo menos almocei todos os dias, já é uma vitória. Tenho comido um pouco mais de salada e carne. Mas receio não ser o suficiente para curar esta anemia e o bebê ser o mais saudável possível...

mas só segunda.. que não chega nunca!


e já ia esquecendo.... óleo de amendoas... minha mãe disse que usou muito na barriga durante a gravidez dos dois filhos e uma coisa é fato, ela não tem nenhuma estria... to usando e abusando!


quinta-feira, 2 de julho de 2009

O sono que não sai de mim!

O que mais tem chamado a minha atenção, com relação aos sintomas da gravidez é o sono. Até o momento, não tive enjoo e nem desejos - apenas uma vontadezinha de comer abacaxi. Mas a vontade praticamente contínua de dormir é impressionante.
Com isso, a minha capacidade de concentração está comprometida. Logo agora, que preciso trabalhar muitooooooooooo para juntar um pé de meia. Não tenho salário fixo... tenho uma pequena empresa e a minha produção define o meu "salário".

Até o final da gravidez será assim?

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Começo de uma nova vida

Na última quinta, 25/6/09, tudo mudou.

Uma listrinha a mais no exame "de farmácia", um desespero, uma corrida ao laboratório e mais uma confirmação. Aquela novidade mostrou um poder inimaginável sobre mim. Foi um misto de desespero, falta de comrpeensão sobre o que de fato estava acontecendo e depois, felicidade. A incerteza do futuro foi minimizada pelo milagre.



O milagre se deu de diversas formas... primeiro, o mais óbvio: uma nova vida se fez. Milagre porque estava tomando pílula... Yasmin.

Nunca fui muito regulada com a pílula, o meu cotidiano é conturbado, sem muita rotina e a minha personalidade também é desorganizada. Juntou a fome com a vontade de comer. Há um ano atrás procurei outra ginecologista porque queria colocar DIU e a minha médica não deixava... a nova também não: Vc não tem filho ainda!

O resultado está aí, um ano depois. Gravidíssima, segundo minha ginecologista.

Não sou casada, moro com meu namorado oficialmente (para a família) há uns 14 meses, mas extraoficialmente, há 2 anos e meio. A gente nunca quis ter filhos... mas o resultado acendeu algo que a gente nem conhecia, o desejo de sermos pais.

To muito emotiva, tudo acho lindo, tudo choro. A simples conversa sobre a abertura de uma poupança para os estudos me fez chorar.. de emoção, por poder planejar a vida de um serzinho que ainda está para chegar. Tudo muito intenso, tudo muito lindo.

Acredito que a fecundação foi no dia 31/5, portanto estou de 1 mes. Não sinto enjoos, mas muito sono e uma vontade incontrolável de ir ao banheiro toda hora. Não tenho dormido bem, sono picado.. talvez a ansiedade.

e que este espaço seja o registro de um dos momentos mais especiais em minha vida. Sejam todos bem vindos!